domingo, 22 de junho de 2014

Lisboa ECO Marathon - Corredor Verde

Ontem, 21 Junho dia que se comemora o solstício do verão, realizou-se a Lisboa Eco Marathon.
Prova organizada por Sportscience constituída por dois percurso, 42Km e 19Km.
Caracteriza-se por ser uma prova entre a serra e a cidade, liga Monsanto ao Marques de Pombal, de cariz solidário, onde as receitas revertem para a Casa dos Rapazes, Terra dos Sonhos, Refood e Casa das Cores.

Links para mais informações:
Refood

A minha escolha foi pelo percurso mais pequeno, uma vez que ainda estou a “ressacar” o OMD.
Assim, lá me dirigi para o Parque do Calhau cerca de uma hora antes do tiro de partida, estava de facto um dia bem bonito e agradavelmente fresco, ali estivemos em amena cavaqueira com alguns atletas, irremediavelmente com o tema principal as corridas e distancias, tempos, etc.
Excelente ambiente sem as confusões habituais das provas de grandes massas.

Pelas 21h soou o tão aguardado tiro de partida, os 434 atletas fizeram-se a estrada munidos de frontais, para iluminar o caminho. A essa hora ainda não era necessário, pois o sol ainda nos fazia companhia. Segundo as noticias, o por do sol estava previsto para as 21:15, pareceu-me a mim que foi um pouco mais tarde. De facto é engraçado e curioso um dia com tanto sol, foram cerca de 14h, bem bom!

Este dia trouxe-me a memória uma das minhas provas sonho, Maratona do Sol da Meia-noite, realizada em Tromso na Noruega também realizada neste dia 21-06. De acordo com o que tenho lido, nesta cidade não há por do sol entre 21-05 e 21-06. Espantoso este nosso Mundo!

O percurso da prova foi bastante interessante, desenrolou-se entre as estradas de alcatrão, trilhos de Monsanto e ciclovia com algumas subidas e descidas.
Deu para perceber que este meu período de férias e repouso influenciou (pela negativa) a minha performance, principalmente nas subidas um pouco exigentes as pernas não respondiam como eu desejava. Já nas descidas estive forte o que permitiu recuperar algum tempo perdido.

Tinha como objectivo fazer os 19km abaixo de 1h e 45min, afinal de contas não estou na melhor forma.
Por sorte ou azar, a prova teve apenas 15Km e a chegada no parque Eduardo VII o relógio marcou 1:16:26. Depois de sentir algumas dificuldades durante a prova, fiquei satisfeito com o resultado alcançado.
Alcancei o 28º Lugar na Geral em 434 atletas e 15º no escalão em 145 atletas.

Melhor ainda foi que no final da prova havia comes e bebes para repor as energias. Não pude deixar de petiscar e beber umas imperiais e confraternizar com alguns colegas atletas.


Fica a promessa que no próximo ano volto e mais forte!

2 comentários:

  1. Para quem diz que ainda anda empenado, foi um excelente tempo. ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar