sábado, 28 de junho de 2014

Musica oficial do Xico da Boina

Todas as relações têm a sua musica.

Quando ouvimos uma determinada cantiga, essa tem o poder de nos transportar para um local, lembra-nos de uma determinada pessoa e ocasião.

Lembro-me em miúdo de ter uma cassete de 60' com apenas uma musica, ouvia a cassete de traz para a frente e era sempre igual, era isso mesmo que pretendia.

Lembro-me dos meus tempos de "jogador" de voleibol ouvir uma cassete com vários hits dos anos 80/90.
Nessas viagens, dividia o walkman com o Pretinho (Hugo Ranito), lá íamos nós a ouvir as grandes guitarradas.
Ao falar nisto, parece que nos vejo no banco da frente da carrinha dos NVE a curtir o som.

Por exemplo, quando oiço a Ava Adore dos Smashing Pumpkins lembro-me de um acampamento que fizemos no Covão da Ametade, eu, o Simão, Teixeira, João Daniel, Pedro e o Bamba.
Ali estávamos nos, nas noites frias de Agosto a contemplar o céu, as estrelas, a ouvir musicas, a cantarolar, ou apenas a conversar sobre o presente e futuro.
Por acaso não sei se eles também ligam esta musica a esse acampamento de verão, ou se têm outra qualquer, ou simplesmente não ficou associado a qualquer musica.

Outro exemplo, a Sit down do James, transporta-me para Maio de 2000, altura que andava completamente ansioso com o meu Sporting, estava a beira de ser campeão e quebrar o jejum de 18 anos, esse mês coincidiu com a Semana Académica da UBI que recebeu os James e nós (eu, Simão, Luzio, Bamba, Gonçalo, Teixeira) andávamos em "alta rotação" a espera que chegasse o momento de festejar. Todos os fins de semana nos juntávamos a ver o Sporting e apostávamos no resultado final a troco de umas minis. O objectivo era claro, o convívio e celebrar a vitoria. Mês magico aquele, parece que nos vejo no Solverde a ver a bola e a gritar que nem uns leões!
Podia continuar por aqui a procurar na minha memória, musicas que me fazem lembrar de determinados momentos.

O Xico da Boina já escolheu a sua musica. É novinha como o Boina.


Escolha óbvia! :)

7 comentários:

  1. hahahaha e a de TanTanGo o ké k te alembra uó bacane ? :)
    é bem verdade o tempo das K7 era do melhoria, dávamos bem mais valor a tudo, principalmente aos amigos pois era básivamente com eles que viviamos :) hehehee
    a garotada hoje em dia vai associar as músicas a.....á TV e ao programa k as lançou ou ao concerto que viu ...enfim ...
    bá toma lá esta então :)
    Pearl Jam "Alive"
    Grande Abraço my friend :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, estavamos sempre juntos a fazer o que quer que fosse! Essas musicas também marcam muitos e bons momentos. E o amigo de longa data? Jorge Palma!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por este texto. Como é lógico não me identifico com as mesmas músicas e locais, mas trouxeste-me à memória várias músicas que me transportaram para uns 20 anos atrás. Numa delas há alguma semelhança. Todo o álbum dos "Smashing Pumpkins - Mellon Collie and The Infinite Sadness" leva-me para uma viagem com 6 colegas no 12º 2 duas professoras pela Serra de Montemuro durante 5 dias numa Nissan Vanette (especialmente "Tonight, Tonight" e "1979"). :)
    Assim como "Alive" dos Pearl Jam que o teu amigo Simão fala no comentário acima, me lembra as tardes sem aulas passadas em casa de um amigo a jogarmos MUFC (um muito velhinho antecessor do CM) e a ouvir os álbuns Ten e Vs dos Pearl Jam e Rage Against The Machine com o seu "Killing in the Name".
    E muitas, muitas outras.
    Uma vez mais obrigado pelo teu post e desculpa ter-me esticado tanto no comentário.

    PS - Boa escolha a tua também para o tema do blog ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens bom gosto musical Tiago! :)))

      Eliminar
    2. Como disse o Simão, a nossa infancia e juventude foi bem diferente da actualmente vivida.
      Eu e o Simão tb jogavamos uma coisa dessas, nao sei o nome, a estrela do jogo era o Van Basten, passavamos tardes na jogatana e a ouvir musicas, o Simão tinha milhares e milhares de CD's, a dificuldade era escolher o que ouvir :)

      Eliminar